O manuseio e armazenamento adequados do papel são essenciais para manter a produtividade, eficiência e qualidade de impressão de sua operação de impressão comercial.
Quando foi a última vez que você pensou em manuseio e armazenamento de papel? Provavelmente, já faz um tempo. Muitas impressoras comerciais usam um volume tão alto de papel que raramente fica na prateleira ou no depósito por muito tempo. Mas existem algumas dicas que podem proteger seu valioso estoque de papel e minimizar o desperdício para que suas operações de impressão sejam realizadas sem problemas.
Manter os níveis de umidade
A maioria de nós não passa muito tempo pensando sobre o nível de umidade do papel; está tudo seco, certo? Na verdade, assim como o papel é fabricado em diferentes gramaturas, também possui diferentes níveis de umidade, dependendo do uso final pretendido. O papel que se torna mais úmido ou seco do que o planejado pode afetar a qualidade de impressão.
As bordas do papel, onde foi cortado, são mais sensíveis à umidade, especialmente se a embalagem estiver comprometida ou o papel for deixado aberto. As mudanças de umidade podem resultar em bordas onduladas ou apertadas e podem afetar a maneira como as folhas são alimentadas na impressora.
Na impressão digital, o processo de colocar tinta no papel é governado por uma carga elétrica que atrai ou repele o toner, e o nível de umidade do papel pode afetar essa carga. Além disso, o papel muito seco pode gerar estática, o que pode fazer com que as páginas grudem e alimentem várias folhas, criando atolamentos na impressora.
Por esse motivo não é recomendado deixar o papel não utilizado na bandeja da impressora. Ou seja, mantenha apenas a quantidade que será empregada em cada momento.
Mantenha a temperatura
A umidade é importante, mas a temperatura também. O papel deve ser armazenado em uma atmosfera controlada, de preferência a uma temperatura entre 20 e 25 graus Celsius seja em um depósito, um escritório ou uma sala de impressão. Também deve ser armazenado longe da luz solar direta, que pode afetar a temperatura do papel e também a cor.
As temperaturas extremas não danificam o papel, mas podem criar problemas durante a impressão. Uma boa prática recomendada é aclimatar o papel à temperatura adequada em uma área de manuseio ou armazenamento de papel antes de usá-lo para evitar problemas durante a impressão.
Uma boa regra prática é deixar o papel aclimatar por pelo menos 24 horas antes de um trabalho para evitar choque com o papel e armazená-lo em uma temperatura consistente depois disso.
Proteja a embalagem
O papel é despachado em uma embalagem projetada para manter seu nível de umidade “conforme fabricado”, o que significa que a melhor maneira de manter o papel pronto para impressão é armazená-lo em sua embalagem original até que seja necessário.
Seguir essas dicas ajudará a proteger seu investimento em estoque, reduzir o desperdício e manter a qualidade da impressão. Sinta-se livre para entrar em contato com a gente sobre quaisquer perguntas específicas que você possa ter.